quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma das mais tradiconais famílias do Estado do Ceará. O casal Major Carlos Augusto e Isabel Rita de São José formam o tronco dessa familia que fez a história de Lavras da Mangabeira.
5 comentários:
Sou tetraneto de Joana e de seu marido, Luís Leônidas. Parabéns pelo blog.
"Na cidade de Lavras, falleceu no dia 18 do mez findo o abastado criador Sr. Luiz Leonidas de Lacerda Leite, victima de uma 'broncho pneumonia' contra a qual foram impotentes os recursos medicos empregados.
Cidadão modesto e laborioso, caracter honesto e sincero, coração generoso sempre disposto a pratica do bem, granjeara por essas qualidades geral estima.
Natural da cidade de Pombal, provincia da Parahyba, e descendente de uma importante familia d'aquella provincia, casara-se em 1873 com uma filha do nosso fallecido amigo major Ildefonso Correia Lima, de saudosa e grata memoria, fixando posteriormente sua residencia na cidade de Lavras.
Como politico, prestou sempre com lealdade e desinteresse os seus serviços ao partido liberal que com a sua morte perdeu um dos seus mais devotados chefes locaes; era adepto do Conselheiro Rodrigues Junior, desde a scisão do partido liberal nos dous grupos militantes.
Occupara na localidade diversos cargos da confiança do seu partido e ainda o anno passado terminara o seu quadriennio como 1.º supplente do juiz municipal, cargo este que exerceu por muito tempo com justiça e proveito publico.
Sentimentamos a sua Exm.ª familia, especialmente a sua digna consorte e respeitavel sogra, Exm.ª D. Fideralina Augusta Lima, e a seus dignos cunhados e nossos presados amigos Dr. Ildefonso Correia Lima, Honorio Correia Lima e Joaquim Augusto Lima."
Necrologia. Pedro II - Órgão Conservador. Fortaleza, 06 março 1889, p. 2.
David, obrigado pelo compartilhamento. O texto foi retirado de um jornal chamado "Pedro II"? Você é descendente de Luís Leônidas?
RLCA, sim o texto foi retirado de um jornal chamado Pedro II, publicado em Fortaleza nos tempos do império. Acessei pela hemeroteca digial da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Foi um achado! Na verdade estava procurando informações a respeito de Joaquim Augusto Lima. Assisti a um documentário sobre Fideralina Augusto Lima e seus descendentes produzidos pela TV Assembleia e achei bastante interessante. Então descobri que sou descendente de um irmão de Antônio Luís Ferreira dos Santos e meu interesse nos Augustos aumentou.
Minha família materna tbem é de Lavras, meu avó vicente ferreira leite veio p mato Grosso com seu pai e mulher e filhos todos nascidos ai, queria conhecer a historia de minha família, já q nenhum voltou p o Ceará. Minha avó tem o sobrenome Vianna arrais, casou com meu avô ficou Maria Ferreira leite.
Postar um comentário